23 de maio de 2006

escolas

A Escola de Viseu era a unica escola em Portugal onde se aprendia arquitectura tradicional. Se forem ao link, os desenhos sao horriveis, mas os alunos tiravam todos notas altas e eram elogiados de alto a baixo nas entregas finais. Tudo pontos negativos, mas, regardless, era o unico sitio diferente no marasmo academico arquitectonico portugues. Agora, tranformaram-na nisto, mais uma faculdade de arquitectura, asseptica e com viagens a Barcelona para ver o Richard Meier.
Bah.
Isto foi, conta-se, porque a Universidade Catolica nao precisava da acreditaçao da Ordem para o curso. Era a unica, porque a Lei assim o permitia. A lei foi revogada - e bem - e a Ordem achou - mal - que o curso nao tinha jeito. Se calhar nao tinha, mas o problema era que os alunos so aprendiam a desenhar curvinhas e molduras nas folhas de projecto (na verdade, parecia uma imitaçao pobrezinha da Notre Dame americana). O problema nao era ensinar arquitectura tradicional, e agora a Catolica de Viseu nao e' mais que uma privada de encher chouriços para quem nao entra na gloriosa FAUP(que porcaria de site, ja' agora).
Nao quiseram investir na arquitectura popular? Paciencia, mais fica para mim, quando voltar...

3 comentários:

Anónimo disse...

Tu andas bem rapaz!?
Esses fumos do metro de NY não te estão a fazer lá muito bem!?

Um abraço
Nelson

Anónimo disse...

tou contigo! popular é que é!

Anónimo disse...

tu andas a cheirar clorofórmio???
já não são só os arquitectos que não gostam de curvinhas, frontões e pilastras...as pessoas também não gostam!!! portanto, se pensas que esse é um furo no mercado da arquitectura aqui em Portugal, o melhor é estares aí bem quietinho pela América, porque senão morres À fome aqui! cada coisa no seu tempo...ser extemporâneo já não se "usa"!!!è o que dá não trabalhares há muito tempo em Portugal...esqueces-te como é portugal